quinta-feira, 11 de abril de 2013
Revisão para o 3º ano
Guerras Medicas: disputa entre Gregos e Persas pelo domínio do Mar Egeu, seu resultado foi a vitória dos Gregos,por terem um exercito forte e organizado.
Guerra do Peloponeso: Após as Guerras Médicas entre Gregos e Persas os Atenienses e Espartanos que estavam juntos por motivos de manter a liberdade, agora estarão de lados opostos. Esparta via o avanço dos atenienses como ameaça,não só o econômico,mas o político. Sai vitoriosa da batalha os Esparta e implantam a tirania em Atenas. Resultado da guerra foi o enfraquecimento e invasão do território pelos os Macedônicos que um dia foi aliada dos Espartanos.
Guerra dos Cem Anos - motivos:disputa territorial entre franceses e ingleses, sendo que o rei da Inglaterra contestava o direito de herança do trono da França.Devemos lembrar que essa guerra acontece no fim da Idade Média,ou seja, contribuiu para consolidar o absolutismo monárquico na França.
Cruzadas: Os turcos invadem a cidade de Jerusalém em 671 e até 1071 viviam em harmonia com os cristãos que visitavam a cidade,em 1071 proibiram a visitação dos católicos a Jerusalém levando ao movimento Cruzada que não tinha só motivos religiosos e sim econômicos.Resultados: o mercado interno na Europa cresceu,abertura do Mar Mediterrâneo,mudanças culturais e contribuir para o fim de feudalismo na Europa.
1º Guerra Mundial: O início da Grande Guerra
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
Desenvolvimento.
As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.
Fim do conflito
Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância : a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.
A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos.
Regimes Totalitários:
Definição
Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.
Outras características dos regimes totalitários:
- Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;
- Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;
- Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);
- Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.
Exemplos
Como exemplos de totalitarismo, podemos citar os regimes fascistas que vigoraram em alguns países da Europa (Itália, Alemanha, Espanha e Portugal) durante as décadas de 1930 a 1940.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário