quinta-feira, 28 de março de 2013

Qual o real sentido da Semana Santa?


A Semana Santa sucede o Tempo da Quaresma, tempo composto de 40 dias de preparação espiritual para a Páscoa, tempo este, marcado pela penitência, o jejum, a abstinência e a caridade.



                                                 foto ilustrada

Por  Eliésio Campelo Lima Júnior


A Semana Santa é uma semana muito especial e sagrada para nós católicos, não é uma semana qualquer, é a semana em que recordamos os principais acontecimentos da Vida, Paixão, Morte e Ressureição do Filho de Deus – Jesus Cristo.

A Semana Santa sucede o Tempo da Quaresma, tempo composto de 40 dias de preparação espiritual para a Páscoa, tempo este, marcado pela penitência, o jejum, a abstinência e a caridade.

As celebrações da Semana Santa concentram-se no Tríduo Pascal, são os três últimos dias da Semana Santa, da Quinta-feira Santa até o Sábado Santo, ou melhor, Sábado de Aleluia. Nesses três dias é feito memória dos três momentos mais fortes da Vida, Morte e Ressureição de Jesus, que se dá na Última Ceia de Jesus com seus discípulos e também o Lava pés, a Paixão e Morte de Jesus, e o seu Sepultamento e Ressurreição.

Há décadas, os católicos tem uma tradição que marca o tempo da Quaresma e a Semana Santa, a de não comer carne nos dias de sexta-feira, ou seja, substituírem a carne pelo peixe, aliado ao jejum, como forma de penitência. Tal tradição é justificada pelo respeito ao sofrimento que Jesus passou na sua quaresma e nos momentos finais de sua vida.

Recordo muitíssimo bem, nos tempos de minha infância, que, na Semana Santa nossa Família, bem como as demais Famílias Católicas, mantinham várias tradições e valores, como por exemplo, na Sexta-Feira Santa assistíamos bem menos TV, quem podia fazer jejum o fazia, ninguém comia carne, participávamos das Missas, da Sexta-Feira Santa até o Sábado Santo mantínhamos silêncio em casa, nada de algazarras, folias, nem tampouco festas.

Os tempos mudaram, a Semana Santa agora é tida pela grande maioria da população, inclusive pelos que se dizem “católicos”, como um momento de lazer, de festas, de badalação, estamos vivendo uma verdadeira inversão de valores, posso arriscar em dizer que, sob o ponto de vista religioso, das tradições, estamos perdendo aos poucos a nossa identidade. 

A Páscoa é também ainda marcada nos dias de hoje, pela disputa comercial dos supermercados em superfaturar com a venda de ovos de páscoa. 
O real sentido da Semana Santa é a contrição, a penitência, a busca pela Paz e o Amor. A Semana Santa é um momento privilegiado que a Igreja nos dá na sua liturgia, para buscarmos ser um cristão melhor, um cidadão melhor, de buscar formas de viver melhor, sendo solidário, humano e fraterno.

Na Páscoa, celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo, o homem que morreu para nos salvar, e que ao longo da sua vida viveu na defesa dos pobres e oprimidos. A Páscoa deve ser o momento de ressuscitarmos com Cristo, de sermos um Homem e Mulher Novos, capazes de ser instrumentos de transformação social, levando Luz e dando um novo sabor à sociedade.
 
Feliz Páscoa à todos(as)!!!



Eliésio Campelo Lima Júnior
Bacharel em Ciências Contábeis e Bacharelando em Direito
Missionário da Paróquia São Francisco de Assis / TIMON-MA.
eliesiocampelo@hotmail.com / eliesiojunior87@hotmail.com


fonte: http://www.portalhoje.com/noticias/qual-o-real-sentido-da-semana-santa-1431.html
data da consulta: 28/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário